Nossa História

Conheça a trajetória do Arquivo Público Municipal Tarcísio Taborda e sua importância para a preservação da memória de Bagé

História Institucional

Criação do Arquivo

O Arquivo Público Municipal de Bagé foi criado pela Lei 3.399 de 1° de julho de 1997, posteriormente regulado pelas Leis 3.817 de 4 de dezembro de 2001 e 3.995 de 11 de setembro de 2002, subordinado ao Gabinete do Prefeito do Município de Bagé, RS. Iniciou suas atividades em 1999, hoje em prédio adaptado e próprio, no atual endereço.

1997

Criação do Arquivo Público Municipal através da Lei 3.399

1999

Início das atividades do Arquivo Público

2001-2002

Regulamentação através das Leis 3.817 e 3.995

2016

Mudança para o prédio próprio na Rua João Telles, 862

Missão Institucional

Executar a gestão, o recolhimento, a guarda, a preservação e garantir o acesso público aos documentos arquivísticos produzidos e acumulados pela Administração Pública, bem como aqueles documentos e acervos relativos a entidades privadas e pessoas físicas, que digam respeito à história do município e de sua comunidade.

Infraestrutura

Suas dependências compõem 25 salas em um ambiente de 1.200 m², incluindo uma sala de pesquisa, laboratório com scanner digital e sala de processamento técnico e restauração. O espaço foi cuidadosamente adaptado para atender às necessidades de preservação documental.

Acervo Histórico

O Arquivo guarda documentação produzida, expedida e recebida pelo poder público municipal de Bagé, além de acervos de entidades particulares, físicas e jurídicas. Conta com hemeroteca, fototeca, discoteca, mapoteca e videoteca, formando um rico conjunto documental sobre a história regional.

Acesso ao Público

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Alguns documentos em fase de organização podem têm acesso restrito temporariamente, conforme as normas de preservação e organização arquivística.