QUEM SOMOS

A INSTITUIÇÃO


Tendo como base e diretrizes da Lei Federal 8.159 de 08 de janeiro de 1991 o Arquivo Público Municipal Tarcísio da Costa Taborda foi criado através da Lei Municipal 3.399 de 01 de julho de 1997, revogada posteriormente pela Lei Municipal 5.913 de 14 de maio de 2018 a qual estabeleceu as diretrizes para a implantação da Política Municipal de Arquivo no âmbito do Executivo Municipal, a Gestão Documental, o Sistema Municipal de Arquivos (SISMARQ) a organização e as responsabilidades do Arquivo Público no município. Em 2016, o Arquivo Público, que desde 2000 dividia espaço com a Biblioteca Pública, recebeu espaço próprio, situado no prédio da antiga Cooperativa Bageense de Lãs (Cobagelan).

PRÉDIO


O prédio do Arquivo Público Municipal Tarcísio Taborda está situado na Rua João Telles, número 862, no antigo complexo da Cobagelan. Em um espaço de 1200 m², o Arquivo possui 24 salas para o armazenamento de documentos incluindo biblioteca mais sala de pesquisa, hemeroteca, fototeca, setores administrativos e setores destinados ao recebimento, avaliação e cadastro dos documentos e um auditório para eventos, reuniões e outras apresentações.

O PATRONO


A Instituição leva o nome de Tarcísio Antônio Costa Taborda historiador, museólogo, magistrado e professor universitário. Por iniciativa própria, Tarcísio dedicava-se à coleta de documentos e objetos, enfatizando sempre a importância da criação de um Arquivo Público que protegesse a documentação oficial do governo.


Fundou o Museu Dom Diogo de Sousa, onde conseguiu reunir um importante acervo sobre os fatos históricos da região. Também tratou de preservar as fundações do Forte de Santa Tecla, onde criou o Museu Patrício Correa da Câmara, para recolher as peças que foram encontradas nas escavações que pessoalmente orientava. Em 1977, fundou também o Museu da Gravura Brasileira.


Trabalhou ativamente com seu pai Atilla Taborda na criação da Fundação Atilla Taborda/Faculdade Unidas de Bagé, que originou a Universidade da Região da Campanha (URCAMP). Pelo seu trabalho constante, desenvolvido no campo histórico e na área intelectual, foi conduzido ao Conselho Estadual de Cultura, ao Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, à Academia Rio-grandense de Letras e à Academia de Letras de Curitiba. Também recebeu as seguintes condecorações: Medalha Cultural Imperatriz Leopoldina, do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo; Medalha Mérito Santos Dumont, do Ministério da Aeronáutica; e a Medalha do Pacificador, do Ministério do Exército.

CORPO TÉCNICO


Dentro de seu corpo técnico, estão presentes arquivistas, professores, historiadores, analista de sistemas e estagiários de diversas áreas,onde diariamente são higienizados,classificados,cadastrados e armazenados de forma física e digital centenas de documentos

ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS


O Arquivo Público Municipal possui uma entidade de caráter cultural, de duração ilimitada e sem fins lucrativos denominada "Associação de Amigos do Arquivo" que contrubui com a preservação dos materiais sob custódia desta Instituição é aberto a filiação de qualquer pessoa física ou jurídica, que queira contribuir com o trabalho, manutenção e desevolvimento de pesquisas históricas do Arquivo Público Municipal. Se você se interessa em colaborar com a instituição utilize nosso formulário de contato (FORMULÁRIO DE CONTATO).